terça-feira, 26 de maio de 2009



Sou jornalista e escritor. Nasci em Fortaleza (CE), em 1963, e atualmente vivo em São Paulo (SP). Escrevi, entre outros livros, Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão (Companhia das Letras, 2009), Maysa: Só numa multidão de amores (Globo, 2007), O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar (Globo, 2006, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura) e Castello: A marcha para a ditadura (Contexto, 2004).


Foto: Lailson Santos

18 comentários:

  1. Prezado Lira Neto,

    Perdoe-me a franqueza. Embora seja um leitor aficionado por biografias, jamais tive contacto com algum de seus livros, na verdade não o conhecia.
    Ontem estava a passar a tarde de férias na livraria Saraiva de Salvador quando me deparei com o seu livro sobre o Padre Cícero. Ali mesmo no café da livraria comecei a lê-lo e não consegui para mais, acabei por comprá-lo.
    Maravilhoso livro e maravilhosa a sua escrita, envolvente e precisa.
    Parabéns e felicidades.
    Do seu novo leitor Alex Pereira
    Salvador-Ba
    27-01-2010

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Lira.
    Acabo de adquirir mais uma obra sua:"Padre Cícero". Vc continua se superando na arte de escrever!
    Parabéns
    Silvia Menna Barreto

    ResponderExcluir
  3. Prezado Autor

    Fazia tempo que não lia algo tão envolvente como o livro do PADRE CÍCERO. Sou natural de Juazeiro do Norte e cheguei a conviver com alguns personagens do vosso livro. Gostaria de chamar atenção para o sobrenome do médico, que no livro chama de DR. MOZART CARDOSO DE AGUIAR, quando na verdade é DR. MOZART CARDOSO DE ALENCAR.
    PARABÉNS pelo trabalho
    Rui Alencar (ruialencar@yahoo.com.br)
    Mossoró - RN

    ResponderExcluir
  4. Lira,

    Nem preciso dizer que venho acompanhando suas andanças no universo dos personagens apaixonantes desde o pequeno aperitivo da reportagem sobre Floro Bartolomeu, publicada no nosso saudoso Correio Repórter, que nos rendeu, de quebra, várias esbórnias nos botecos da Cidade da Bahia. De lá para cá, muita coisa mudou - inclusive o velho jornal de ACM -, mas seu talento para contar histórias permanece o mesmo, e cada vez mais aprimorado. Tanto me deliciei com as histórias de Cícero, Floro e seu exército de jagunços e beatas em êxtase que não resisti a esta mensagem. Gostaria de retomar contato com você e Adriana. Quando passar por Salvador, dê um toque!
    Beijos,
    Ana Paula Ramos
    apaula_ramos3@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caro Sr. Lira Neto:
    Seu livro foi de ajuda inestimável para preencher a lacuna acerca da vida deste líder político-religioso cuja biografia é algo de único.
    O senhor conseguiu, de maneira didática e exaustiva, não só dar-nos uma visão da vida do padre Cícero, como uma preciosa resenha da antropologia e da política brasileira dos séculos XIX e XX.
    Como professor de história e profundo interessado no papel da Igreja no nosso país, congratulo-me com o senhor por esta obra que considero definitiva.
    Salvador, 16/02/2010
    Miguel Dratovsky Junior

    ResponderExcluir
  6. Carmem e Ana Paula, queridas.
    Que bom encontrar vocês por aqui.
    Quando eu for ao Rio e a Salvador, respectivamente, procuro vocês.

    Ainda estou decidindo sobre os convites que recebi para uma noite de autógrafos no Rio, Carmen.

    E quando eu fgor a Bahia, Ana Paula, vamos colocar as conversas e fofocas em dia.

    Beijos]

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Alex, Rui e Miguel.

    Obrigadíssimo pelas mensagens.
    A possibilidade de fazer contatos com os leitores e receber retornos como esses são fundamentais para um autor. E, sim, Rui, você tem absoluta razão. O sobrenome do Dr. Mozart aparece errado no livro, mas já está sendo corrigido nas novas tiragens.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Esritor Lira Neto:
    Parabêns pelo livro sobre o Padre Cícero - comprei o livro e estou no seu final.
    Gostaria de dizer que a minha avó paterna, Dona Rosa Cassiano, ia com frequencia a Juazeiro visitar o Padre Cícero, e nos deixou uma fotografia onde ela está em companhia do Padre e de algumas outras pessoas que nossa família não conhece.
    Caso o senhor tenha interesse em ter uma cópia desta foto, para anexar nos seus arquivos, terei enorme prazer em envia-la.
    Olinda, 20 de fevereiro de 2010
    Um abraço,
    Flavio Nelson Cassiano

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Lira Neto, estive recentemento no ceará, mais precisamente na região do cariri, e me encantei com seu livro pe.cicero. pesquiso a vida desse homem há algum tempo e seu livro veio preencher o vazio sobre essa figura tão polêmica. Gostaria muito de obter seu email. Gostaria de mostrar algumas paginas de hq e poder conversar com vc.
    Atenciosamente,
    Ricardo Sousa.
    meu email é peresou@hotmail.com
    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Grande Lira, acompanho a tua jornada faz muito tem.
    Hei de vencer!!!
    Espero vc na feira do livro de Mossoró.
    Grande abraço,
    De um amigo teu da Escola Técnica.

    ResponderExcluir
  12. O Sr. Lira Neto possui algum e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  13. Cincinato Alencar.25 de março de 2010 17:44

    Prezado Autor,como vai?
    Meus parabéns pelo excelente trabalho que realizou quando se propôs a escrever o livro, O Inimigo do Rei - Uma biografia de José de Alencar. Vou adquirir mais um exemplar para doar ao Museu de Barbara de Alencar, sua Avó, que fica em Exú-PE na fazenda Caiçara.
    Quem sabe um dia você tenha interesse em escrever sobre o romance de Jose Aires de Alencar e Teresinha Aires de Alencar Sampaio.Em 1949 dar-se o início de umas das mais sangrenta história de conflito envolvendo duas famílias sertaneja. Alencar X Sampaio. Já chegaram até comparar esse romance com o de Romeu e Julieta... sertanejo.
    Um grande abraço.

    cincinato.alencar7@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Caro lira, você é o melhor escritor Biógrafo do nosso país.Li Rodolfo Teófilo;genial,Li Padre cícero;genial e agora estou lendo o inimigo do Rei. Pena que a maioria das pessoas não conhecem a sua Biografia sobre o Rodolfo Teófilo. Moro em Fortaleza, gostaria que quando vc estivessse por aqui autografasse meus livros, q dizer, seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Caro Lira Neto, fiquei impressionado com o melhor de livro sobre Padre Cicero escrito por você. Confesso que fiquei chocado com a foto da padre cicero na cama enfermo. Gostaria de saber se você dispõe de fotos mais nítidas do enterro do Padre Cicero, pois a que está no livro infelizmente deixou a desejar porque não se vê seu corpo no caixão. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Prezado Lira Neto,

    Li e gostei muito de seu livro sobre o Padre Cícero. Gostaria de saber se você possui mais informações sobre o mestre Pelúzio de Macedo, meu tataravô.

    Grande abraço,
    André Macedo

    ResponderExcluir
  17. Fantástica e emocionante a biografia de Getúlio Vargas! Acabo de ler o 1º vol. e me emocionei bastante! Senti-me como se estivesse presente nos acontecimentos! Os personagens são "de carne e osso": Oswaldo Aranha, Neves da Fontoura, Borges de Medeiros...estão todos ali, fantástico! Muita emoção, li de um fôlego só! Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Acabo de ler o 1º vol. da biografia de Getúlio Vargas e ...não tenho palavras para descrever a emoção que senti! Fantástica, sensacional...emocionante! Os personagens são "de carne e osso": Getúlio, Borges de Medeiros, Neves da Fontoura, Oswaldo Aranha...muita emoção! Parabéns!

    ResponderExcluir

Comente aqui: