sábado, 21 de novembro de 2009

Bispo compra biografia para Papa



Matéria publicada na Folha Online em 18/11/2009: 

Bispo compra biografia de padre Cícero para o papa Bento 16 
  
A cúpula do Vaticano recebe, nos próximos dias, exemplares de Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão.

O bispo de Crato, dom Fernando Panico (CE), comprou cinco cópias, incluindo a sua e do núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri. Os outros três exemplares vão para o Vaticano: um para o papa Bento 16, outro para o cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano, e também para o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertoni.

Dom Fernando Panico é um dos entusiastas da ideia de transformar em santo o padre Cícero Romão Batista (1844-1934), excomungado no passado devido a seus relatos de milagres. A biografia de Lira Neto, lançada neste mês, vasculha os arquivos secretos do Vaticano. Ele descobriu a estratégia da Igreja Católica de absolver o padre e colocá-lo na fila rumo a uma beatificação, com a intenção de conter o avanço evangélico no maior país católico do mundo.

Lira Neto contou à Livraria da Folha que escreveu dedicatória em cada um dos livros. A mensagem, escrita em português, para o papa era: "Este livro é uma pesquisa em busca de uma verdade histórica e da justiça".