quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A reabilitação de Padre Cícero já começou



Fico sabendo, por meio de reportagem do repórter Antônio Vicelmo, publicada hoje pelo Diário do Nordeste (Fortaleza-CE), que uma imagem de Padre Cícero acaba de ser colocada logo na entrada da catedral da cidade do Crato. É mais um indício de que a reabilitação oficial do sacerdote, que morreu proscrito pela Igreja Católica, caminha a passos objetivos e largos.

Desde 2001, por iniciativa do então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, a Santa Sé estuda a possibilidade de "anistiar" Cícero post mortem, de todas as penas que lhe foram impostas em vida.

Até então, era absolutamente impossível imaginar uma imagem de Cícero em um templo católico, particularmente na catedral do Crato, cujo clero historicamente atribuía à figura do padre a pecha de semeador de fanatismos e de explorador da fé.

A reabilitação de Padre Cícero pela cúpula da Igreja Católica tem como pano de fundo o avanço das igrejas evangélicas no Brasil, conforme demonstro no livro Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão (Companhia das Letras).

Para ler a matéria do Diário do Nordeste, clique aqui.